terça-feira, junho 29, 2010

IV Festival das Companhias

Durante seis dias, seis companhias teatrais portuguesas – A Escola da Noite, ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, Centro Dramático de Évora, Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras e Teatro do Montemuro – reuniram-se no âmbito do “IV Festival das Companhias”, que ontem encerrou em Coimbra.
Foi a quarta edição de um Festival que começou em Faro (2005) e já passou por Braga (2008) e pela Serra do Montemuro (2009). Esta edição consolidou as principais linhas de força que têm vindo a ser desenvolvidas pela plataforma informal das companhias:

1) reforçar o conhecimento das identidades e das diferenças artísticas que cada companhia encerra;

2) promover a troca de experiências entre as equipas artísticas, técnicas e de produção de cada companhia, de modo a potenciar as possibilidades de colaboração mútua;

3) alargar o espaço de debate artístico a partir dos espectáculos apresentados ou de iniciativas de co-produção ou outras desenvolvidas no âmbito da Plataforma. Para este debate contribuíram este ano vários convidados externos – críticos, dramaturgos, directores de outras companhias, vereadores da cultura e directores regionais da cultura – que se associaram num diálogo aberto sobre as práticas teatrais, a criação artística nas cidades médias e sobre o sistema teatral português.

O programa do Festival, concentrado no Teatro da Cerca de São Bernardo, integrou ainda espectáculos de rua e um baile popular no Pátio da Inquisição.

Uma centena de participantes directos e mais de um milhar de espectadores testemunharam a diversidade estética e a vitalidade de um conjunto de projectos que persiste em “alargar o país cultural”, aproximar a criação artística das populações e cumprir o desígnio constitucional de proporcionar a fruição da cultura a todos os cidadãos do país.

Durante o Festival os participantes receberam a notícia de um corte “cego” nas verbas contratualizadas com o Ministério da Cultura para o ano corrente, que nos coloca perante um cenário “dramático” (Ministra dixit). Este corte vem afectar as companhias da Plataforma e as estruturas congéneres espalhadas pelo país, responsáveis pela criação de centenas de empregos, e vem pôr em causa, pelos seus efeitos retroactivos, os compromissos já firmados em projectos comunitários, autárquicos e com outras estruturas artísticas e culturais no plano nacional e internacional.
Trata-se de mais uma medida que, justificada pela crise, acrescenta crise à crise. Lembramos que a área cultural tem sido fustigada por cortes brutais nesta década que há muito têm desestruturado e destroçado mesmo o seu capital humano e organizativo, contra a corrente das sucessivas promessas e auto-críticas feitas, já em plena crise, pelo Primeiro-Ministro e o seu Governo.
A este respeito, e em resposta à carta que receberam da Ministra da Cultura no passado sábado, as seis companhias da Plataforma redigiram um documento que enviaram, nesta mesma data, para o Ministério da Cultura, para a Direcção-Geral das Artes, para as Direcções Regionais da Cultura e para os representantes dos grupos parlamentares da Assembleia da República.

segunda-feira, junho 21, 2010

Estreia de "A Guarda-Árvore"

O Teatro do Montemuro, no próximo dia 26, acolhe a estreia do projecto: "A guarda-Árvore", dos nossos amigos e profissionais Neusa Fangueiro, Nuno Bravo Nogueira e Rui Alves Leitão.
Contamos com a vossa presença para a estreia desta associação nestas andanças! 
Apareçam! 

Até breve!


Fértil - logo07 - 72dpi.png



A Fértil - Associação Cultural apresenta a sua primeira produção de teatro no próximo dia 26 de Junho às 21h30 no Espaço Montemuro, Campo Benfeito, Castro Daire.


Sinopse

Uma árvore especial. Guardiã de histórias que se revelam ao ritmo da queda das suas folhas.  Histórias que vivem de sonhos, de seres estranhos que ganham vida e nos mostram que as coisas mais simples também têm valor.
A Guarda-Árvore é um espectáculo infantil concebido para itinerância e que pode ser representado em qualquer espaço não convencional, como salas de aula, salas de biblioteca ou museus.


Criação colectiva de Neusa Fangueiro, Nuno Bravo Nogueira e Rui Alves Leitão

Produção Fértil - Associação Cultural

Apoio Teatro do Montemuro

Agradecimentos Aldeia de Campo Benfeito

sexta-feira, junho 18, 2010

IV Festival das Companhias

Começa dentro de dias a IV edição do Festival das Companhias Descentralizadas.

Esta edição acontece em Coimbra, com a organização da Escola da Noite, entre 22 e 27 de Junho.


O Festival é uma iniciativa da "Plataforma das
Companhias" — um grupo informal que reúne seis companhias de teatro profissional (A Escola da Noite (Coimbra), ACTA (Algarve), CENDREV (Évora), Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras (Covilhã) e Teatro de Montemuro (Campo Benfeito, Castro Daire) - e da rede Culturbe — um projecto de programação em rede entre o Theatro Circo (Braga), o Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra) e o Teatro Garcia de Resende (Évora). À semelhança das edições anteriores — Faro (2005), Braga (2008) e Campo Benfeito, Castro Daire e Lamego (2009) — , pretende-se que este Festival seja simultaneamente um espaço de mostra das mais recentes produções das
companhias envolvidas e um momento de encontro e de discussão entre estas estruturas, a comunidade teatral do país, instituições oficiais e público em geral....


ESPECTÁCULOS

22 de Junho, terça-feira, 21h30, Teatro da Cerca de São Bernardo Fonseca A Escola da Noite / Companhia de Teatro de Braga

23 de Junho, quarta-feira, 22h00, Pátio da Inquisição Cirineu, Uma morte anunciada Teatro das Beiras

24 de Junho, quinta-feira, 21h30, Teatro da Cerca de São Bernardo O Fim Centro Dramático de Évora

25 de Junho, sexta-feira, 22h00, Pátio da Inquisição Presos por uma corrente de ar Teatro de Montemuro

26 de Junho, sábado, 21h30, Teatro da Cerca de São Bernardo George Dandin ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

27 de Junho, domingo, 21h30, Teatro da Cerca de São Bernardo Sabina Freire A Escola da Noite / Companhia de Teatro de Braga


DEBATES

23 de Junho, quarta-feira, 18h00, Livraria Almedina Estádio

Mesa-redonda Edição teatral e dramaturgia contemporânea em Portugal: o contributo das companhias

24 de Junho, quinta-feira, 15h00, Casa Municipal da Cultura – Sala Sá de Miranda
Mesa-redonda A criação artística nas cidades médias com a participação dos/as vereadores/as da cultura e dos directores/as regionais da cultura abrangidos pela Plataforma

25 de Junho, sexta-feira, 10h00 , TCSB
Debate O sistema teatral português: financiamento e circulação da criação artística com representantes do Ministério da Cultura, da CCDRC e de estruturas públicas de programação teatral

26 de Junho, sábado, 10h30 , TCSB (Bar)
Mesa-redonda As companhias e os seus públicos: estratégias de comunicação e de circulação de espectáculos com a participação de representantes das seis companhias da Plataforma

26 de Junho, sábado, 15h00, TCSB (Bar)
Mesa-redonda Trabalhar em parceria: co-produções, intercâmbio e mobilidade entre companhias com a participação de representantes das seis companhias da Plataforma


IV FESTIVAL DAS COMPANHIAS

O Festival das Companhias é uma iniciativa de seis estruturas profissionais de criação teatral sediadas fora dos dois principais centros urbanos do país: A Escola da Noite (Coimbra), ACTA (Algarve), CENDREV (Évora), Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras (Covilhã) e Teatro de Montemuro (Campo Benfeito, Castro Daire). Reunidas desde 2004 naPlataforma das Companhias, estas estruturas têm aprofundado relações de inter-conhecimento e de colaboração, através de reuniões regulares para discutir assuntos de interesse comum, do estabelecimento de intercâmbios e de redes de circulação de espectáculos, da concretização de co-produções e da organização deste Festival, que passou já por Faro (2005), Braga (2008) e Campo Benfeito, Castro Daire e Lamego (2009). Os objectivos são claros: valorizar a importância da criação artística no desenvolvimento das cidades médias e das suas regiões (dando consistência prática ao desenvolvimento cultural integrado de todo o território nacional) e valorizar a figura da companhia de teatro como elemento essencial à estruturação e sustentabilidade do sector artístico em Portugal. O Festival assume-se, neste contexto, como um momento privilegiado de mostra (dos mais recentes espectáculos de cada grupo), de encontro e de reflexão.

A diversidade de propostas artísticas marca uma vez mais a programação: um clássico de Molière, a adaptação cénica dos textos de Rubem Fonseca, os espectáculos ao ar livre do Teatro das Beiras e do Teatro de Montemuro e a celebração do centenário da República, com os textos de António Patrício e de Teixeira-Gomes, asseguram uma oferta para todos os públicos, como é apanágio deste Festival. Para além dos espectáculos, o programa desta IV edição inclui, como habitualmente, várias iniciativas de debate – entre as estruturas, com estruturas congéneres de outras cidades, com o público e com as instituições oficiais que regulam e financiam o sistema teatral português. O financiamento e a mobilidade da criação artística, o papel da criação artística nas cidades, a dramaturgia contemporânea e a edição teatral, as estratégias e comunicação e circulação de espectáculos e as co-produções, intercâmbios e mobilidade entre companhias são os temas propostos para discussão, com diferentes convidados.

A realização de uma feira do livro de teatro no Teatro da Cerca de São Bernardo, ao longo de toda a semana, e as conversas entre artistas e espectadores no final de cada espectáculo são outras das marcas distintivas desta iniciativa, que se define como um momento de festa e de celebração do teatro, partilhada entre criadores, público e instituições oficiais.


PROGRAMA COMPLETO


terça-feira, 22 de Junho

15h00 Sessão de abertura TCSBar
21h30 Fonseca de Rubem Fonseca A Escola da Noite / Companhia de Teatro de Braga TCSB 2h00 > M/16 > 6 a 10,00 Euros
23h30 Conversa com o público A Escola da Noite / Companhia de Teatro de Braga TCSBar entrada livre


quarta-feira, 23 de Junho

18h00 Mesa-redonda Edição teatral e dramaturgia contemporânea em Portugal: o contributo das companhias Livraria Almedina Estádio entrada livre
22h00 Cirineu de Fernando Paulouro Teatro das Beiras Pátio da Inquisição [espectáculo ao ar livre] 1h25 > M/12 > entrada livre


quinta-feira, 24 de Junho

15h00 Mesa-redonda A criação artística nas cidades médias com a participação dos/as vereadores/as da cultura e dos directores/as regionais da cultura abrangidos pela Plataforma Casa Municipal da Cultura – Sala Sá de Miranda entrada livre
21h30 O Fim de António Patrício Centro Dramático de Évora TCSB 1h05 > M/12 > 6 a 10,00 Euros
22h45 Conversa com o público Centro Dramático de Évora TCSBar entrada livre


sexta-feira, 25 de Junho

10h00 Debate O sistema teatral português: financiamento e circulação da criação artística com representantes do Ministério da Cultura, da CCDRC e de estruturas públicas de programação teatral TCSB entrada livre
22h00 Presos por uma corrente de ar Teatro de Montemuro Pátio da Inquisição [espectáculo ao ar livre] 1h00 > P/ todos > entrada livre


sábado, 26 de Junho

10h30 Mesa-redonda As companhias e os seus públicos: estratégias de comunicação e de circulação de espectáculos com a participação de representantes das seis companhias da Plataforma TCSBar entrada livre
15h00 Mesa-redonda Trabalhar em parceria: co-produções, intercâmbio e mobilidade entre companhias com a participação de representantes das seis companhias da Plataforma TCSB (Bar) entrada livre
21h30 George Dandin de Molière ACTA – Companhia de Teatro do Algarve TCSB 1h15 > M/12 > 6 a 10,00 Euros
22h45 Conversa com o público ACTA – Companhia de Teatro do Algarve TCSBar entrada livre


domingo, 27 de Junho

21h30 Sabina Freire de Manoel Teixeira-Gomes Companhia de Teatro de Braga / A Escola da Noite TCSB 2h00 > M/12 > 6 a 10,00 Euros
23h30 Conversa com o público Companhia de Teatro de Braga / A Escola da Noite TCSBar entrada livre


22 a 27 de Junho
Feira do livro de teatro TCSB 10h00 - 24h00

(retirado de:
http://ivfestivaldascompanhias.blogspot.com/
)