sexta-feira, março 04, 2011

Zéquinha e Murídeo
o melhor de dois mundos
Os primos Zéquinha e Murídeo são dois ratos, o primeiro vive na aldeia e o segundo na cidade. Após o convite de Zequinha a Muríedo para que este o viesse visitar, ambos irão viver experiências inesquecíveis, recheadas de aventuras e peripécias que irão mudar a visão de ambos acerca das diferenças entre o campo e a cidade.
A história é contada por dois narradores, que entram em conflito por terem versões diferentes. O Sr. Choupo é grego, velhinho e foi um escravo libertado pelo amo devido ao encantamento que provoca com as suas histórias. Lafontinha é francês, jovem e aristocrata. Estas duas personagens são baseadas nos autores a quem são atribuídas estas versões do conto tradicional “ O rato do campo e o rato da cidade”, Esopo e La Fontaine.
Ao longo da história surgem-nos canções populares de diferentes origens: desde a tradição oral portuguesa até ao cinema internacional, cantadas por ratos, legumes e outras personagens que irão animar a narrativa.
Através deste conto pretendemos despoletar o interesse pelas especificidades da vida rural e da vida urbana. Dois mundos reconciliáveis ou complementares? 


Este é o ponto de partida do conto criado para levar o Teatro do Montemuro até às escolas  do concelho de Castro Daire e Cinfães. Em Cinfães serão apresentadas 3 sessões, para as crianças do ensino pré-escolar e básico, no dia 18 de Março. Em Castro Daire, o conto será apresentado a cerca de 20 escolas, em cerca de 20 sessões, entre 21 e 2 de Abril. 
Não tarda teremos algumas fotografias do trabalho! 

Sem comentários: